- Ação Parlamentar, Notícias

Câmara expõe caminho do caos na busca por apoio do Estado para a saúde pública

“Estamos aqui para dividir nossas angústias”. Com essa frase o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria abriu a reunião, quarta-feira, 17/7, na Secretaria Estadual de Saúde. A comitiva local contou com apoio da Câmara Municipal representada pelos vereadores Adriano La Torre e Júlio Lopes (Progressistas), Geraldo Voluntário (DEM), Irander Augusto (PRB) e Hernani Leonhardt (MDB).

Vereadores integraram comitiva local na reunião em São Paulo

Pela Prefeitura de Rio Claro, também estiveram presentes os secretários municipais Francesco Rotolo (Governo), Rodrigo Ragghiante (Jurídico) e Maria Clélia Bauer (Saúde). As demandas do município apresentadas ao governo paulista envolvem as atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia representada pelo seu provedor Danusio Antonio Diniz e Casa de Saúde Bezerra de Menezes através do presidente João Carlos Sanchez.

A fala do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Alex Barbin Barbosa retrata a realidade vivida pelos vereadores no dia a dia. “Se nós aqui no governo do Estado já passamos por dificuldades devido ao volume de demandas na área da Saúde, imagino vocês que estão na ponta dos atendimentos”, disse o Barbosa ao assinalar que o cidadão cobra seus gestores e parlamentares de forma direta.

No encontro, vereadores enfatizaram que o clamor da comunidade por melhorias na saúde pública é permanente. A secretária de Saúde Clélia Bauer observou que Rio Claro investe atualmente 28% do total que arrecada. As principais reivindicações entregues ao governo paulista foram: credenciamento na atenção básica, liberação de recursos, equipamentos estaduais de saúde na região e reclassificação da Santa Casa de Misericórdia de Hospital de Apoio para Hospital Estratégico, reclassificação do Bezerra de Menezes para Nível 1, entre outros temas.Também foi solicitada, através de Julinho Lopes, a reforma do prédio do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria visando a ampliação do atendimento da unidade para a população adulta.

A reunião contou também com as seguintes presenças: Helena Caruso e Cícero Campanharo, do governo estadual; Amanda Servidoni da Silva, chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde; Fred Martins, assessor do vereador Ruggero Seron.