- Ação Parlamentar

Secretária de Saúde recebe grupo de dentistas

O fortalecimento das carreiras que integram os quadros da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Rio Claro passa, obrigatoriamente, pela qualificação da atenção básica no SUS e redução do número excessivo de horas extras. Essa informação foi destacada pela secretária Maria Clélia Bauer nesta quarta-feira (28) aos integrantes da comissão representativa dos dentistas que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF).

André Godoy, presidente da Câmara Municipal, participa da reunião.

Articulada pelo presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, a reunião foi um desdobramento da visita que pelo menos quinze profissionais de Odontologia fizeram ao seu gabinete no final de julho. “A exemplo do que tenho feito em relação aos médicos e outros servidores da FMS, meu objetivo é encaminhar as demandas e buscar soluções, pois, acima de tudo, precisamos que os serviços funcionem a contento para atendermos bem a população”, resume Godoy.

O presidente da Câmara destacou o empenho do prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, em corrigir distorções que se arrastam há muitos anos.  “Ele poderia adotar medidas paliativas e empurrar os problemas com a barriga, mas prefere enfrentá-los de maneira responsável e com seriedade”, disse Godoy na reunião.

A secretária Maria Clélia explicou que está em andamento um estudo para definir parâmetros que atinjam todos os funcionários da FMS. Ela mencionou, por exemplo, o pagamento de gratificação para os médicos desde 2015, o que estabelece uma desigualdade em relação aos demais trabalhadores. “Estamos empenhados em resolver essas e outras questões, porém temos de seguir a legalidade. Isso não é uma opção, mas obrigação”, afirmou a secretária de Saúde.

O gerente de Saúde Bucal da FMS, Paulo Freitas, enalteceu a atuação dos dentistas e citou alguns investimentos no setor. “Atualmente, o material utilizado nos procedimentos é de primeira qualidade, e instalamos mais de vinte cadeiras novas. Criamos um fluxograma de trabalho para aumentarmos a produção, que já é boa, mas pode melhorar”, resumiu.

Também participaram da reunião o Diretor de Gestão de Pessoas, Antonio Flávio Archangelo Junior, a Chefe de Gabinete, Amanda Servidoni, e a Chefe de Núcleo, Ana Paula Branco Rodrigues.