- Educação, Notícias

Com prazo de obra definido, Fatec avança para se tornar realidade em RC

“Encerrado o processo licitatório e de posse da manifestação prévia do governo, em 540 dias a Fatec Rio Claro vai estar pronta para ser inaugurada“. A afirmação é do coordenador de Infraestrutura Hamilton Pacífico da Silva que na última terça-feira, 17/9, participou de reunião com comitiva local na sede do Centro Paula Souza (CPS).

Representantes da Câmara Rio Claro reunidos na Superintendência do Centro Paula Souza em São Paulo

A Câmara Municipal, representada pelos vereadores Adriano La Torre (Progressistas), Julinho Lopes (Progressistas) e Maria do Carmo Guilherme (MDB), foi recebida no encontro pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. O deputado estadual Itamar Borges também esteve presente.

A Fatec Rio Claro, de acordo com a Superintendência, vai ser construída nas antigas instalações da escola Chanceler Raul Fernandes. Com relação a obra, o maior investimento será na construção de Prédio Pedagógico com 2.837 metros quadrados. “Neste local, estarão concentradas as salas de aulas”, pontuou Hamilton da Silva.

La Torre indagou a equipe técnica do CPS sobre as quadras poliesportivas que encontram-se atualmente sem condições de utilização pelo estado de abandono que se arrasta há muito tempo. “Entendo que o esporte e a educação formam a base para a construção de uma sociedade melhor. Por isso, solicito a recuperação destas quadras”, afirmou.

Laura Laganá informou que a Educação Física não faz parte da grade curricular da Fatec, mas, que a obra vai contemplar a solicitação. “As quadras aqui mencionadas vão receber investimentos para que a comunidade após muito tempo possa voltar a utilizá-las”, disse a superintendente. “É preciso fazer justiça. A Fatec Rio Claro caminha a passos largos para se tornar realidade pelo empenho do ex-deputado Aldo Demarchi que acompanha os trâmites de perto desde o inicio”, acrescentou.

Julinho Lopes questionou sobre a licitação, trâmite que antecede o início da obra. “A paralisação do processo gerou preocupação em Rio Claro. É preciso esclarecer para a população quando o mesmo será retomado”, disse o vereador.

A superintendente do CPS informou que a suspensão temporária do processo deu-se pelo fato de uma das empresas entrar com recurso. “Havia uma dúvida no edital a qual já estamos sanando. Com isso, a licitação vai seguir normalmente até a sua conclusão”, disse Laura Laganá. “A previsão inicial era de que até essa sexta-feira, dia 20/9, o processo iria ser retomado. Mas estamos aguardando alguns cálculos financeiros em fase de elaboração pelo governo”, detalhou a superintendente.

Em sua fala, Maria do Carmo observou que em Rio Claro há pessoas que atuam em defesa da construção de um Memorial nas dependências da Fatec. “Seria uma forma de preservar a história do Colégio Vocacional que funcionou por muitos anos nesse local”, disse a vereadora.

A Superintendência da CPS informou que o projeto está pronto, concluído e não sofrerá alterações por motivos técnicos. “Foi um longo caminho percorrido até aqui. Não podemos alterar o projeto. Isso iria provocar atraso de proporções preocupantes para o início da obra”, completou Laura.