- Ação Parlamentar, Notícias

Em reunião com vigias, vereador detalha projeto que regulamenta as atividades

Segurança, paz e tranquilidade nos bairros, é a partir desse viés que os vigias autônomos de Rio Claro desempenham a sua função diariamente. Visando melhorar as condições de trabalho dos mesmos, o vereador Luciano Bonsucesso (PL) apresentou o projeto de lei n°130/19, que regulariza formalmente a atividade dos vigias. O projeto que deu entrada na casa de leis na sessão ordinária do dia 12/08, está sendo analisado pelas Comissões Permanentes do Legislativo.

Em reunião no Tiro de Guerra, na quarta-feira (18), o projeto que é importante para a legislação de segurança pública entrou em pauta novamente. “O vigia tem uma importante função na segurança e no apoio à tranquilidade da população nas comunidades onde atua, por isso queremos dar melhores condições de trabalho para esses profissionais”, destacou o vereador Luciano.

Na ocasião, estiveram presentes o delegado seccional de Rio Claro, Paulo Nabuco, o investigador da Polícia Civil, Gil Pavan, e o presidente da Associação dos Vigias Noturnos de Limeira e Região (Avir), Claudinei Alves da Silva e vigias noturnos de Rio Claro.

Em outras cidades da região a legislação já está em vigor, a exemplo de Limeira que serviu de modelo para o projeto apresentado por Luciano. “Além de Rio Claro, Nova Odessa, Leme, Araras e Pirassununga já apresentaram a proposta em suas respectivas Câmaras”, observa o vereador.

A expansão da lei é uma das metas do delegado seccional de Limeira, Antônio Luís Tuckumantel que em 2002, quando estava à frente da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), iniciou o cadastramento dos vigias. O objetivo era ter um maior controle sobre a atividade, auxiliando especialmente na prevenção à criminalidade.

“O vigia é importante para a segurança do município e deve trabalhar em parceria com as forças policiais”, destacou Luciano Bonsucesso.