- Notícias, Saúde

Samu promove curso em primeiros socorros para funcionários públicos em Rio Claro

Funcionários da Câmara Municipal e da Prefeitura de Rio Claro receberam na manhã desta terça-feira, 01, um treinamento com foco em primeiros-socorros do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O objetivo principal é a capacitação e cumprimento do Projeto de Resolução número 027 de 2013, de autoria do vereador Geraldo Voluntário (DEM).

O curso visa a segurança das pessoas que usam os serviços prestados nas repartições públicas enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local. Nesta primeira rodada, o conteúdo do treinamento foi aplicado a 60 funcionários do serviço público municipal.

“Nenhum servidor público precisa ser perito em primeiros socorros, o curso vem como complemento assistencial, de forma que o cidadão tenha o risco eliminado ou reduzido enquanto não chegar assistência médica”, ressalta o vereador Geraldo Voluntário.

O curso mostra como funciona o Samu e a forma como ele deve ser acionado, manobras de desengasgo, como proceder em casos de desmaio e outras urgências.

“As ocorrências não têm horário e nem lugar para acontecer. Com o treinamento é possível prevenir o agravamento de alguns casos, como uma situação de engasgo que precisa de uma intervenção imediata até que o socorro especializado chegue”, explicou a enfermeira Fabyolla Lourenço.

Por fim, Geraldo Voluntário agradece a Fundação Municipal de Saúde, a Câmara Municipal e os vereadores que disponibilizaram seus assessores para o treinamento. “Com esta preparação, os funcionários estarão aptos para intervir de forma correta, quando houver alguma situação de risco”, finaliza o vereador.