- Homenagem

Colégio Puríssimo recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

A partir de atividades e métodos de ensino que vão muito além do tradicional, o Colégio Puríssimo busca assegurar aos alunos a oportunidade de desenvolver potencialidades que os capacitem para o exercício de uma cidadania mais justa e fraterna. “Educar para a Vida”, foi a partir desse lema que o colégio foi homenageado com uma moção de aplausos pela Câmara Municipal de Rio Claro na última quarta-feira (03).

Autor da homenagem, o vereador Thiago Yamamoto (PSB) coordenou a atividade que contou com a presença do professor Filippi Benevenuto Ongarelli, da diretora do Colégio Irmã Inez Terezinha Augusti e do coordenador pedagógico Huemerson Maceti, assim como das alunas Gabriela Aparecida da Silva Buccioli, Leila Aiko Miiji, Claudia Fernanda Franzin.

A homenagem se deu por conta do projeto “Cultura Maker” que é uma extensão do “Faça-você-mesmo”, que incentiva as pessoas a construírem projetos com as próprias mãos, de modo que elas desenvolvam a cooperação, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. Porém, na educação, o foco está no processo de construção do produto e não no produto final, porque é um método que faz com que o aluno desenvolva o senso crítico e a capacidade lógica para que a multidisciplinariedade faça parte do pensamento de forma natural. O papel do professor nesse processo é apenas de mediador onde ele orienta os alunos no uso das ferramentas.

Em março de 2019, o trabalhador rural, Daniel da Silva, de 23 anos sofreu um acidente de trabalho com um trator no qual perdeu parte da perna direita. Acompanhando as notícias sobre o caso e comovidas com o acidente, as meninas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Puríssimo, com a ajuda do professor Filippi Ongarelli, elaboraram um projeto de prótese feita na impressora 3D do recém-inaugurado Espaço Maker do Colégio.

Após meses de trabalho semanal, a prótese foi concluída e entregue no dia 16 de setembro sob muita emoção. O projeto elaborado pelas alunas trabalha não só disciplinas escolares, mas enfatiza a educação para a vida que o Colégio Puríssimo garante em seu processo formativo.

“Ao educar e formar, o Colégio Puríssimo faz história e proporciona à sociedade feitos como este que nos remete a homenagem aqui entregue. Parabéns à direção, professores e alunos pela dedicação diária em prol da Educação de qualidade” finalizou o parlamentar Thiago Yamamoto.