- Meio ambiente, Notícias

Preocupação com recursos hídricos é destaque de reunião do PCJ

O alerta sobre a situação pluviométrica e fluviométrica nas bacias PCJ novamente foi feito durante reunião do Conselho Fiscal ocorrida nesta quarta-feira (30), em Americana. O encontro conduzido pelo vereador de Rio Claro e presidente do Conselho, Julinho Lopes com apoio do secretário Executivo do Consórcio Francisco Lahóz e da subsecretária executiva e gerente administrativa, Jussara Cordeiro Santos.

Vereador Julinho Lopes recebeu de Francisco Lahóz a Medalha de Mérito Ambiental

Trazendo a pauta para as problemáticas de Rio Claro, o parlamentar sugeriu que a próxima reunião aconteça na Cidade Azul, retomando o projeto de encontros itinerantes e que na pauta esteja assuntos como: bacias de retenção, piscinões ecológicos, atenção com nascentes dentro da zona urbana e ocupação irregular de moradias em áreas de preservação ambiental.

“Meu objetivo é sensibilizar o prefeito, secretários, as autarquias, entidades e sociedade civil e que isso se reverta em ações efetivas. Já existem leis de minha autoria sobre bacias de retenção e piscinões ecológicos. Precisamos definitivamente nos conscientizarmos, enquanto poder público, sobre a obrigação de aplicar projetos como estes e cobrar dos novos empreendimentos investimentos necessários em infraestrutura”, destaca o vereador.

Todos os participantes concordaram com a pauta com acréscimo de outra situação que vem causando problemas na maioria das cidades: o crescimento e invasão da planta leucena.

Ao final da reunião o vereador Julinho Lopes recebeu de Francisco Lahóz a Medalha de Mérito Ambiental pelos trabalhos que vem realizando à frente das áreas ambientais.