- Meio ambiente, Notícias

Conselho Fiscal do PCJ se reúne em Rio Claro

Na próxima quinta-feira (5), o Conselho Fiscal do PCJ, presidido pelo vereador Julinho Lopes, fará reunião, às 9h30, no Auditório do Centro Universitário Claretiano com dois temas principais: desafios do controle da espécie arbórea invasora Leucena em áreas de preservação permanente e implantação de piscinões ecológicos e bacias de retenção.

Julinho Lopes presidente do Conselho Fiscal do PCJ

O engenheiro agrônomo e Sócio-diretor da empresa Propark, Marcelo Machado Leão, apresentará aos representantes das cidades presentes proposta para controle de leucenas.

Julinho Lopes alerta que a leucena é considerada umas das piores espécies e possui intensa capacidade de reprodução acaba eliminando as demais espécies ao seu redor.

O outro tema é de extrema importância para Rio Claro já que o município possui pontos críticos que sofrem com alagamentos. O assessor técnico Flávio Forti Stenico fará palestra sobre o tema.

“É minha autoria o projeto de lei autorizando o poder Executivo a construir bacias de retenção nas áreas urbanas e rurais para armazenamento da água da chuva”, destaca o vereador Julinho Lopes.

O vereador explica que a implantação de piscinões é uma solução de baixo custo que pode colaborar no combate às enchentes. “O Consórcio PCJ tem conhecimento sobre o assunto, tendo como referência o piscinão implantado em Limeira.”, conclui o vereador.