- Ação Parlamentar, Notícias

Rio Claro encaminha solicitação em Brasília em prol da Santa Casa

A luta permanente da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro para manter atendimento médico gratuito a pacientes de Rio Claro e região foi tema de reunião em Brasília. Comitiva local formada pelo vereador Adriano La Torre (Progressistas), provedor Danusio Antônio Diniz e seu diretor Administrativo Alfredo Lima Junior, esteve reunida com o deputado federal no Congresso.

Vereador Adriano La Torre e direção da Santa Casa de Rio Claro no encontro com o deputado Fausto Pinato em Brasília

No encontro, a comitiva apresentou números que comprovam os graves problemas causados pelo déficit da tabela de serviços pagos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. A escalada financeira negativa para manter o atendimento, citou La Torre, atinge índices alarmantes.

“Estamos aqui porque o deputado Pinato já ajudou a Santa Casa de Rio Claro com o envio de recursos. Precisamos que nova emenda seja apresentada e que este problema causado pela defasagem da tabela SUS ecoe no Plenário da Câmara Federal”, afirmou o vereador. “Esta situação precisa ser revertida para que a população não seja prejudicada com a redução dos serviços da Santa Casa”, alertou La Torre.

No ofício entregue, a direção explica que a Santa Casa de Misericórdia é responsável pelo atendimento médico gratuito, via SUS, a 270 mil habitantes da região que conta com Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí.

Internações clínicas e cirurgias de média e alta complexidade, atendimento oncológico com sessões de quimioterapia, cirurgias oncológicas, sessões de hemodiálise com retaguarda em urgência e emergência, entre outros procedimentos são realizados diariamente.

“Mediante ao atual cenário econômico e a defasagem da tabela SUS, a Santa Casa busca apoio para a continuidade dos seus atendimentos. Por isso, solicitamos apoio parlamentar, via apresentação de emendas, com indicação para custeio da entidade ou para aquisição de equipamentos médicos para que possamos continuar atendendo os pacientes com excelência”, afirmou o provedor Danusio Diniz.

Ao receber a solicitação, Fausto Pinato observou que os problemas da saúde pública no país são pautas permanentes no Plenário do Congresso. Mostrou-se atento à solicitação encaminhada pela comitiva de Rio Claro e ratificou compromisso com Rio Claro. “Já atendemos pedido desta Santa Casa aqui apresentado pelo vereador La Torre e estaremos presentes novamente através de nova emenda parlamentar”, afirmou o deputado. “Que possamos juntos fortalecer essa luta que é a atualização da tabela SUS e desta forma acabar com a agonia de todos que trabalham para o bem estar da população que busca auxílio médico na rede pública de saúde”, finalizou Pinato.