- Homenagem, Notícias

Dia Municipal do Rotary é comemorado pela Câmara de Rio Claro

A Câmara Municipal homenageou o Rotary Club Rio Claro em Sessão Solene promovida na noite dessa segunda-feira (09). O clube de serviço, que completa 80 anos de existência em 2020, foi homenageado em reconhecimento ao trabalho social promovido em favor do município.

Homenagem da Câmara Municipal ao Rotary Club Rio Claro

Formaram a mesa diretiva, o autor da solenidade e presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy (DEM), o vereador Yves Carbinatti (Cidadania), o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, na ocasião representando o prefeito Juninho, a presidente do Rotary Club de Rio Claro, Maria Ester Magalhães Scimini Lepispico, a presidente do Rotary Club Alvorada, Regina Miquelloto, a presidente do Rotary Club Cidade Azul, Maria Isabel Oliveira Cava e Paulo Roberto de Mello Neves, representando Paulo Antonio Sergio de Moraes Junior, presidente do Rotary Club Sul.

Para André Godoy, uma Sessão Solene apenas não é o bastante para reconhecer o papel fundamental que o Rotary desempenha na sociedade. Emocionado, o presidente da Câmara destacou a importância decisiva da entidade na sua formação, ao revelar que na adolescência participou do Interact e Rotaract – clubes do Rotary Internacional dedicado aos jovens. “É muito gratificante presidir esta homenagem a todos vocês que dedicam parte do dia para ajudar os menos favorecidos apoiando grandes causas humanitárias. Um trabalho fundamental para a construção de um mundo mais justo”, ressaltou André.

Fundado em 23 de novembro de 1940, o Rotary Club Rio Claro teve participação ativa em diversos eventos que marcaram a história da cidade, além disso, a instituição tem participado de campanhas de vacinação e auxiliado o poder público e entidades assistenciais em projetos e serviços de auxílio à comunidade.

Uma das maiores organizações sociais e filantrópicas do mundo, o Rotary International está presente em 219 países, na forma de clubes que se organizam em 540 distritos regionais. O Brasil tem 38 distritos. A instituição é a única organização não-governamental (ONG) do mundo com cadeira na ONU.

História

O Rotary International foi fundado em 1905, na cidade de Chicago (Estados Unidos), por um grupo de amigos liderado pelo advogado Paul Harris. A intenção do grupo era promover encontros sociais entre profissionais e unir esforços para realizar projetos de melhoria da comunidade. A ideia se expandiu para outras cidades, países e continentes.

A Fundação Rotária foi concebida e criada em 1917 para constituir um fundo concentrado de captação de recursos a serem utilizados em projetos de alcance global. Desde então, ela já recebeu mais de US$ 1 bilhão em doações e contribuições ao longo de sua história.

Outras imagens podem ser obtidas na galeria: https://www.rioclaro.sp.leg.br/galerias/dia-municipal-do-rotary-e-comemorado-pela-camara-de-rio-claro